
07/03/2025
Legislação
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Você já deve ter ouvido falar em CRM (Customer Relationship Management), SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) e outros métodos que visam aperfeiçoar as formas de abordagem e atendimento ao consumidor, certo? Agora imagine quando ações como essas são combinadas com um único objetivo: proporcionar uma melhor experiência para o público, fidelizando-o e fazendo com que a sua empresa se diferencie dos concorrentes. A customer experience, ou experiência do cliente, em português, é um conceito que vem se popularizando bastante nos últimos anos entre os empreendedores por oferecer exatamente essa oportunidade às empresas.
Afinal, o que é experiência do cliente?
Como o próprio nome sugere, trata-se da percepção que o consumidor construiu sobre determinado produto ou serviço após as várias interações que teve com ele. Isso inclui todos os contatos feitos com a empresa antes da compra, durante o fechamento do negócio e também no pós-venda. Sendo assim, quanto mais positivas forem as experiências, maiores as chances dele se tornar um cliente fiel.
Um exemplo bem-sucedido é a Netflix. Desde quando ainda entregava DVDs na casa de seus clientes, seu foco sempre foi priorizar a relação com o consumidor. Atualmente, uma das características que mais atrai o cliente para o seu serviço é o famoso “um mês grátis”. E é aí que começa a experiência. Ou melhor, que ela continua, afinal, já começou lá na atração do usuário para escolher a empresa, concorda? Mas o mais importante é que essa experiência não termina quando ele finalmente assina o serviço de streaming.
A Netflix também coloca em prática a estratégia de experiência do cliente de diversas outras maneiras, como no atendimento facilitado e rápido, nos recados personalizados para os consumidores em suas redes sociais, na produção de séries originais e nas divulgações criativas pensadas para usuários específicos de seu serviço. Desse modo, ela garante ao seu público sempre as melhores experiências.
Como colocar em prática o conceito de experiência do cliente de maneira efetiva?
Para mudar o modo como você se relaciona com o seu cliente é indispensável modificar alguns hábitos e começar a focar no consumidor ao desenvolver todos os processos da empresa. Para ajudar nesse desafio, listamos 8 dicas para você colocar em prática a experiência do cliente. Confira!
1 - Fique atento às interações
O primeiro passo para oferecer sempre a melhor experiência ao cliente é compreender que toda interação que o consumidor faz com a sua empresa merece atenção, independentemente do canal utilizado, como e-mail, redes sociais, telefone, aplicativos, entre outros. Isso mostra o quanto você se importa e está preocupado em tirar suas dúvidas e resolver seus problemas.
2- Ofereça algo único
Podem haver vários motivos pelos quais os consumidores deixem de utilizar os serviços que você oferece ou comprar o seu produto. Se não for por uma questão tangível, como a qualidade do que é ofertado, pode ser que o seu concorrente esteja proporcionando algo que o seu público não encontra na sua empresa. Por isso, seja sincero consigo mesmo e se pergunte: quais características únicas e exclusivas eu ofereço para melhorar a experiência do meu cliente? Com as respostas, você vai conseguir desenvolver ações para fisgá-lo com mais facilidade e, posteriormente, fidelizá-lo.
3 - Atenda às necessidades dos consumidores
Para que uma experiência seja no mínimo boa é necessário que a empresa cumpra com a promessa de atender à necessidade do cliente com a qual se comprometeu. Qualquer coisa diferente disso vai acabar caracterizando uma experiência ruim. Por exemplo: se um consumidor está procurando um carro de alta potência para fazer trilhas e você garante que o seu é o melhor da categoria, não pode entregar um carro nem de baixa, nem de média potência.
Então, a dica é: descubra tudo o que for possível em relação ao que o seu público espera do serviço ou produto que você oferece. Depois, transforme a sua oferta em algo que supere essas expectativas. Assim, é possível surpreender e proporcionar uma ótima experiência aos clientes. Afinal, se tudo que a sua empresa fizer for atender às necessidades básicas, ela será apenas mais uma no meio de tantas outras.
4 - Escute o seu cliente
Escutar é a palavra-chave para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes. Portanto, aproveite todas as oportunidades que tiver, tanto para ouvi-los quanto para conhecê-los mais. Isso facilita o trabalho de personalização da experiência e estreita a relação entre consumidor e empresa. Além disso, é muito importante que você não fique esperando por uma reclamação, mas, sim, que procure por esse retorno do cliente para saber como está sendo a experiência dele com o seu serviço ou produto.
5 - Apresente informações relevantes
Seja para valorizar o cliente, seja para passar confiabilidade a ele, é de extrema importância informar o status dos pedidos, apresentar novidades, comunicar mudanças e notificar possíveis interrupções de serviço. Desse modo, seus consumidores ficam sempre bem-informados, o que vai evitar problemas e mostrar o quanto o seu empreendimento é organizado e preocupado com eles.
6 - Dê sempre retorno aos clientes
Sabe aquela frase “Faça aos outros o que gostaria que fizessem para você”? Nos negócios podemos adaptá-la para “Ofereça a seus clientes o que gostaria que oferecessem para você”. Portanto, sempre dê retorno aos seus consumidores. Diga como eles são responsáveis por sua empresa alcançar determinados resultados e mostre a importância que eles têm. Afinal, quando esse retorno é dado de forma genuína, ele gera reciprocidade e engajamento do consumidor. Lembre-se sempre: apenas clientes que são surpreendidos positivamente por suas experiências de compra são capazes de se tornar embaixadores de uma marca.