
07/03/2025
Legislação
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Às empresas, não basta estar no digital. Proporcionar uma boa experiência de compra ou atendimento on-line ao cliente é fundamental para fidelizá-lo e fazer o negócio crescer. Investir em tecnologia — o que é possível sem gastos exorbitantes — ajuda, mas o segredo é guiar o processo pela humanização. Veja as dicas.
Site responsivo e veloz
Pesquisas mostram que a maioria dos acessos à internet é realizado por celular. O site da empresa deve ter versões para computador e smartphone e carregar rapidamente em ambas. Esqueça imagens pesadas. Na falta de receita para montar um bom e-commerce, uma saída é usar a estrutura oferecida por marketplaces de referência, aconselha a professora da ESPM Adriane Figueirola.
Poucos cliques
O ideal é reduzir ao máximo a quantidade de telas pela qual o cliente precisa passar para efetuar a compra ou conseguir atendimento. Cuidado com pedidos de informações desnecessárias. Com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), é preciso justificar as requisições.
Interação homem–máquina
Canais de relacionamento com o cliente na internet exigem organização de quem está nos bastidores. Softwares de gestão integrada são acessíveis e otimizam o trabalho das equipes, ressalta a coordenadora de Mercado do Sebrae Rio, Raquel Abrantes. Também é importante ter funcionários treinados exclusivamente para atuação no digital. O acúmulo de tarefas nos ambientes físico e on-line aumenta o risco de falhas e, consequentemente, de perda de oportunidades de negócios.
Comunicação assertiva
Parece óbvio, mas muitas empresas ainda erram: se um canal de relacionamento digital foi disponibilizado, não deixe o cliente sem resposta. Procure ser ágil, chame a pessoa pelo nome para humanizar a conversa e ofereça meios de contato alternativos. Chatbots são bons aliados para sanar dúvidas simples e não custam caro. "É interessante dispor de um leque de opções para atendimento", indica Raquel.
Arquitetura da informação
Quanto mais detalhada for a descrição de um produto anunciado, melhor. No caso de venda de roupas, é importante ter uma tabela de tamanhos. As fotos devem ser de boa qualidade e permitir ao consumidor visualizar a mercadoria de diversos ângulos.
Espaço para avaliações
Manter um espaço onde o cliente possa expor impressões sobre o produto ou serviço oferecido dá credibilidade ao negócio e ajuda a impulsionar vendas. Vale contratar plataformas que coletam opiniões de consumidores. Caso haja avaliações negativas, não as apague: foque em prestar o atendimento adequado à pessoa para deixá-la satisfeita e mostrar ao público que sua empresa se importa com a clientela, orienta Raquel Abrantes.
Formas de pagamento
Oferecer diferentes formas de pagamento melhora a experiência digital do cliente. O ideal é fazer uma boa pesquisa de mercado antes de contratar uma plataforma de serviços financeiros, a fim de comparar as taxas cobradas.
Prometeu, cumpriu
Entregar produtos e executar serviços no prazo combinado é primordial. Antecipações ou atrasos devem ser comunicados previamente.