
07/03/2025
Legislação
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Os efeitos da crise do novo coronavírus já impactam os pequenos negócios. Um levantamento feito pelo Sebrae observou que 89% das pequenas e micro empresas no Brasil já enfrentam queda no faturamento diante da pandemia. Em média, essa redução foi de 69% no balanço total
Os próximos meses prometem ser desafiadores. E nesse momento de dificuldades é importante lembrar que, na crise, o contador é o médico do seu negócio. Estar bem assessorado pela sua empresa de serviços contábeis será fundamental para superar esse período de turbulência.
Ao longo dos últimos meses o governo lançou uma série de medidas para tentar minimizar os impactos negativos da crise. Além da prorrogação de prazos tributários, diversas iniciativas foram anunciadas para manter as empresas em funcionamento e os empregos preservados (Leia mais nas páginas 02 e 03).
Nesse contexto, o profissional da contabilidade é imprescindível pois, a cada dia, há uma enxurrada de novas normas, medidas provisórias, portarias e leis que muitas vezes são até conflitantes. E é o seu contador que vai interpretá-las e garantir o assessoramento mais adequado para o seu negócio.
Além de orientar em ações de curto prazo, os profissionais contábeis também podem auxiliar a traçar estratégias de médio e longo prazo. Peça um diagnóstico aprofundado da situação financeira da sua empresa. Com base nessas informações será mais fácil para traçar um plano para superar a crise. Apesar de um futuro ainda incerto é importante que o gestor faça um planeamento e entenda melhor o que pode acontecer.
Converse com o seu contador e veja como ele pode ajudá-lo a superar esse período de crise. Pode ter certeza que ele estará pronto para colaborar da melhor forma possível.