
07/03/2025
Legislação
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Pensando nas dificuldades enfrentadas pelas empresas de contabilidade brasileiras para cumprimento das obrigações acessórias, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, encaminhou ofício à Receita Federal, nessa quarta-feira (8/7), reiterando o pedido de prorrogação do prazo para o envio da Declaração Contábil Fiscal (ECF) por, no mínimo, 90 dias.
O primeiro pleito foi feito em março deste ano quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No documento, a Fenacon reforça que os empresários estão trabalhando na Escrituração Contábil Digital (ECD) que teve o prazo de entrega postergado, no entanto, os empregadores enfrentam dificuldades para realizar o procedimento, o que tende a atrasar a geração da ECF.
Pedido foi feito por entidades paranaenses em maio
O mesmo pedido de prorrogação de foi feito pelo SESCAP-PR e entidades paranaenses no último dia 8 de maio. Em ofício endereçado ao ministro Paulo Roberto Nunes Guedes, ao Secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto e à Superintendente da Receita Federal da 9º Região Fiscal, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, o SESCAP-PR, CRC, Sicontiba, Fecopar, Sescap-Campos Gerais e Sescap-Londrina pediram a prorrogação de prazos para entrega ECD (Escrituração Contábil Digital) e ECF (Escrituração Contábil Fiscal).