
02/07/2025
Imposto e Tributos
Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho,
analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao
utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
Para maiores informações acerca do tratamento de dados pessoais,
acesse nossa Política de Privacidade.
Uma das principais preocupações do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em relação ao processo eleitoral dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), é assegurar que o maior número possível de profissionais da contabilidade estejam aptos a votar e escolher os seus representantes nos Plenários dos Regionais. Em 2021, as eleições para renovação de 2/3 (dois terços) da composição plenária dos 27 CRCs ocorrerão nos dias 23 e 24 de novembro.
Para estarem aptos a votar, o contador e o técnico devem estar em situação cadastral e financeira regulares no CRC de sua jurisdição. De acordo com o calendário da eleição atual, o prazo para regularização da situação cadastral nos CRCs é até o dia 12 de novembro.
Na condição de responsável pela coordenação nacional das eleições dos CRCs, o CFC já solicitou a todos os Regionais que seja dada prioridade ao julgamento, pela Câmara de Registro de cada CRC, de todos os processos relacionados à concessão e à baixa, em tempo hábil, considerando a necessidade de se comunicar aos profissionais sobre a possibilidade, ou não, de votarem nos dias 23 e 24 de novembro.
Além disso, o CFC recomendou aos CRCs que seja utilizado o rito processual mais ágil (sumário) para as providências de baixa de registro por transferência, medida que deve ser tomada assim que o CRC de origem identificar a concretização da transferência do profissional na nova jurisdição.