
07/03/2025
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Este longo período de quarentena, no mínimo de algum distanciamento social, nos fez recorrer muito mais às compras virtuais e ao delivery. Certamente foi muito difícil para bares, restaurantes, padarias, lojas de bebidas e de doces se acostumar a somente ir até o cliente, mas tiveram de se adaptar rapidamente para sobreviver.
Algumas se superaram: passaram a enviar bilhetinhos manuscritos com os produtos, acrescentando calor humano ao serviço. O consumidor agradece e pede que esta gentileza não termine quando a pandemia passar.
Os bilhetes da quarentena adicionam um sorriso a uma situação em que estamos forçados a rejeitar o contato humano. Mostram, portanto, que sempre é possível estar mais próximo dos clientes, ainda que a uma distância segura, com máscara e muito álcool em gel.
Os recados carinhosos ficam ainda melhores quando redigidos a mão. Dão trabalho extra para quem já tem de receber o pedido, prepará-lo, acondicioná-lo e distribui-lo em recipientes que o mantenham intacto, quente ou frio. Mas criam um laço de verdadeira fidelização, que não acontece na marra, e sim pela conquista do comprador.